PERFUME TEM VALIDADE? MITO OU VERDADE?
- Raphael Oliveira
- 19 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

Bom! ;
Há um boato de que perfume não tem uma validade específica. Será mais um mito no ramo da perfumaria? Não é mito, perfumes realmente não possuem validade determinada. Contudo, isso não significa que ele durará para sempre. Nessa postagem vamos explicar detalhadamente o porquê.
Quem já morou ou costuma viajar para o exterior e que comprou por lá, com certeza já percebeu que perfumes não vêm com nenhum tipo de data informando a validade. Pois o que faz um perfume se tornar inadequado ao uso não é a data de fabricação mas sim agentes oxidantes, e é claro, bactérias e fungos, todos esses agentes são invisíveis a olho nu.
Todos sabemos que o álcool é uma substância química que se dissipa facilmente. Também sabemos que perfumes contém no mínimo 60% dessa substância, logo, é impossível abrir um perfume sem deixar nem que seja um pouco de álcool evaporar. Ao longo do tempo vários fatores contribuem para que o perfume sofra alterações que possam prejudicar o tempo de vida, dentre elas está a má conservação como em qualquer outro produto. Contudo esse processo é bastante demorado, um perfume bem conservado pode durar mais de 10 anos, independente de ser nacional ou estrangeiro.
No Brasil, temos a ANVISA que é uma agência reguladora governamental, criada por Fernando Henrique Cardoso, que exerce o controle sanitário de todos os produtos (nacionais ou importados) submetidos à uma fiscalização, tais como medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos médicos e serviços de saúde. Ou seja, a validade informada pela ANVISA é apenas uma questão de formalidade pois o que realmente determina o quanto seu perfume vai durar depende de como você cuida dele.
Até a Próxima
Raphael de Oliveira
Comments